banner-acupuntura01
banner-acupuntura02

Acupuntura

A técnica da acupuntura faz parte de um compendio da MTC (medicina tradicional chinesa), tem registro confirmado há 2500 (há dois séculos e meio), por falta da linguagem anatômica foi elaborado toda uma linguagem dentro dos conceitos Yin e Yang, (excesso de um e deficiência de outro e vice e versa) dando uma ideia do conceito de desarmonia, desequilíbrio ou mais comumente desregulação energética. O fundamento se baseia na filosofia do Yin e Yang, na teoria dos cincos movimentos da natureza e nos fundamentos dos Zang e Fu (órgãos e vísceras).

Depois de mais de meio século, o Ocidente está regulamentando e divulgando a técnica acupuntura.

Com a evolução tecnológica na área saúde podemos entender a técnica como uma técnica neurológica, que através da aplicação de agulhas finas e descartáveis na pele temos um gatilho de informação para uma organização dos sistemas nervoso central com o sistema nervoso autônomo e suas repercussões orgânicas. A parte mais difícil para o Ocidental entender é a parte emocional, seus tratamentos e a localização dos pontos.

Na minha prática clínica podemos traçar um perfil entre o yin e yang; exemplo: na diástole (yin) – na sístole (yang), na inspiração (yang) e expiração (yin), contração (yang) e relaxamento (yin) e assim sucessivamente. Se realizarmos um parâmetro entre normalidade e excesso (yang)  e deficiência (yin), temos um parâmetro de doença e saúde ou desequilíbrio ou  desequilíbrio energético.

Dentro de uma sessão de acupuntura podemos organizar uma associação de pontos para regular os sistemas, (ou energia), ( acupuntura sistêmica) pontos para reduzir a dor em curto espaço de tempo ( acupuntura em micro sistemas, exemplo: auriculo acupuntura, crânio acupuntura, técnica do segundo metacarpo e técnica punho e tornozelo), e pontos para analgesia total de um membro o sistema nervoso autônomo (ou simpático ou parassimpático). Podemos ainda associar a uma sessão de acupuntura a Moxabustão ( bastão de erva de Artemísia torrada e prensada em lã), o eletro estimulador tem muita eficácia, podemos ainda usar a cromoterapia, e a técnica mais utilizada e as massagens após uma sessão de acupuntura. Após longo tempo de prática clínica tenho percebido que ainda fica um resquício de dor, então busquei mais conhecimento científico na técnica denominada osteopatia (técnica para organizar todas as articulações, são manobras de manipulação ou mobilização), pois, sabemos que a estrutura governa a função e a acupuntura governa a atuação. Os resultados ficaram cada vez mais eficazes e temos a oportunidade de realizar mais atendimentos em menor tempo.

Gandra | Fisioterapia Preventiva

Vem que nós cuidamos de você !